Almirante Tamandaré  
Alfenas_left_menu

Bragança

Almirante Tamandaré

Turismo em Almirante Tamandaré

Igreja de Nossa Senhora da Luz
Conhecida como Igreja do Marmeleiro. Construída no ano de 1882 sobre um morro de pedra, abriga em seu interior pinturas de um artista cuja única informação que se tem é a sua origem italiana.

Monte Dalledone (área particular)
Antiga pedreira de calcário desativada. Desta época resta um grande bloco de pedra no alto do morro, é de seu cimo que se pode apreciar a vista da cidade e seu entorno. Seu proprietário permite a visitação, desde que feita pela trilha, pois o acesso utilizado pelos caminhões no tempo em que o calcário era dali extraído encontra-se fechado. O acesso à trilha é pela Rua Raquel Cândido de Siqueira, cerca de 200 m de distância do viaduto.

Parque Ambiental Jardim Mônica
Inaugurado no primeiro semestre de 1998, com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região. Possui trilhas, playground e um centro de educação ambiental.

A Prefeitura Velha
O prédio é símbolo da emancipação política do município, teve sua construção iniciada na gestão do Coronel João Cândido de Oliveira. Sua inauguração foi em março de 1916, e atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal Harley Clóvis Stocchero e mais recentemente o Departamento Municipal de Cultura. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1994.

Grutas
No município existem várias grutas, cuja formação predominante é o dolomito e o calcário, sendo a Gruta do Sumidouro considerada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná-Açungui como uma das dez mais importantes do norte da Região Metropolitana de Curitiba e a única que permite a entrada de visitantes. Não há infra-estrutura turística nas grutas.

Recanto dos Padres
Área de lazer com 3 alqueires de bosques, riachos, churrasqueiras coletivas cobertas e individuais, campos de futebol e quadra de voleibol. A antiga represa que já em 1938 gerava energia elétrica para um seminário próximo, foi adaptada para grandes tanques, onde o banhista pode mergulhar, através de tobogã, em água mineral corrente. O local é aberto ao público de novembro a março mediante uma taxa de ingresso.

Parque Ambiental Aníbal Khury
Inaugurado em 1º de junho de 2008, o Parque Ambiental Aníbal Khury ocupa uma área de 220 hectares, às margens do Rio Barigui, com mata nativa de reflorestamento, com grande parte de sua área localizada sobre o Aqüífero Karst, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana.
Os visitantes poderão desfrutar das trilhas para caminhadas, playground temático, decks de contemplação do lago, mirante, pista para cavalgada e churrasqueiras que os interessados devem reservar com 48 horas de antecedência e levar grelha, sendo proibido o consumo de bebida alcoólica.

O parque é sede do 4º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada, incluindo um centro equestre com toda a estrutura necessária para treinamento de cavalos, onde também são desenvolvidas atividades de equitação terapêutica para deficientes.
Foi instalado no parque um Centro de Educação Ambiental sob a coordenação da Sanepar em parceria com o município e a Secretaria do Meio Ambiente, onde são desenvolvidas atividades que tratam de assuntos ligados à preservação dos recursos hídricos e naturais existentes na região. Tel. (41) 3699-6194 / 3698-7384 9656-2900. Localiza-se na Rua Domingos Scucatto, s/nº.
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Circuito da Natureza de Turismo Rural
Circuito que se propõe ao resgate do pioneirismo da região e a promoção do desenvolvimento sustentável, predominando a produção familiar e que oferecem gastronomia típica, além de trilhas, caminhos, pesque-pague, artesanato e arquitetura, disponibilizados pelas Colônias do Marmeleiro, de São Miguel, Lamenha e outras.

Áreas de Lazer

Pesque Pague
Parque Aquático Clube de Campo Águas de Valverde
Estrada do Marmeleiro, km 3,5 Tel. (41) 3657-5238
e-mail: aguasdevalverde@uol.com.br home page: www.aguasdevalverde.com.br
Horário de atendimento: quarta-feira a domingo das 9h às 18h

Recanto Santo Antonio
Rua João Govaski Filho, s/nº Botiatuba Tel. (41) 3657-1126 / 9123-2946
Horário de atendimento: quarta-feira a domingo das 8h às 18h (novembro a maio)

Pesque Pague Laranjeiras
Rua das Laranjeiras, 337 Colônia Gabriela Tel. (41) 9123-3452
Horário de atendimento: terça-feira a domingo das h às 19h

Pesque Pague Marmeleiro
Estrada do Marmeleiro, s/nº Tel. (41) 8858-0487
Horário de atendimento: diariamente das 9h às 19h

Hospital
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Rua Lourenço Ângelo Buzato, 592 Centro
Tel. (41) 3036-7474

Informações Turísticas
Secretaria Municipal de Indústria, Comercio e Turismo
Rua Raquel Cândido de Siqueira, 533 - Centro
Tel. (41) 3699-5835


Copyright © 2006 - AlmiranteTamandare.org