Almirante Tamandaré  
Alfenas_left_menu

Bragança

Almirante Tamandaré

Geografia de Almirante Tamandaré

O Município de Almirante Tamandaré localiza-se a sudeste do Paraná e é parte da Região Metropolitana de Curitiba, ao norte da capital do estado. A sede municipal, cidade de Almirante Tamandaré, fica a uma distância média de 16 km da capital do estado, Curitiba. Sua posição geográfica é uma latitude de 25°19'30" ao sul e uma longitude de 49°18'36" a oeste do meridiano de Greenwich e ao sul em relação ao Trópico de Capricórnio. Almirante Tamandaré faz fronteira ao norte com Itaperuçu e Rio Branco do Sul, ao sul com Curitiba, a leste com Colombo e a oeste com Campo Magro. Sua área é de 195,145 km², representando 0,0979 % do estado, 0,0346 % da região e 0,0023 % de todo o território brasileiro.

Geologicamente, o terreno é de origem proterozóica e constituído de xistos, mármores, quartizitos e metabasitos. O tipo de solo predominante é o cambissolo. O relevo do município apresenta-se quase montanhoso, em virtude das ondulações do terreno, característica do sistema orográfico da região. As altitudes do município oscilam entre 1.000 e 1.200 m. Almirante Tamandaré está localizada no Primeiro Planalto Paranaense.

O clima do município é o Subtropical Úmido Mesotérmico. As temperaturas médias registradas anualmente são: máxima de 26°C, mínima de 12°C e compensada 19°C. Os verões são frescos com uma temperatura média inferior a 22°C. Nos invernos ocorrem geadas severas e frequentes e a temperatura média é inferior a 18°C, não apresentando estação seca. O índice pluviométrico anual oscila entre 1.400 e 1.500 mm.

Na época do Descobrimento do Brasil, em 1500, o município era coberto por duas formações vegetais originais: Floresta ombrófila mista (Mata de Araucárias), na maior parte do território ao sul e Floresta estacional semidecidual (Campos), no extremo noroeste. O município pertence a duas bacias hidrográficas: a do rio Iguaçu e a do rio Ribeira de Iguape. O principal afluente do rio Iguaçu é o Barigüi e seu tributário o Passaúna. O Juruqui é um dos poucos rios afluentes do Passaúna em território tamandareense.


Copyright © 2006 - AlmiranteTamandare.org